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COMO SER UM GRIÔ

Aprenda a contar histórias cativantes.

O GRIÔ

O Griô, costumeiramente chamado de Mestre, Narrador ou Guardião em outros RPGs mais convencionais, é o responsável por narrar e administrar o enredo do jogo. Ele deve usar a criatividade para propor desafios interessantes e histórias que cativem os Protagonistas. Ele definirá a dificuldade de boa parte dos testes de dados a serem realizados, controlará os personagens do Griô (os Coadjuvantes), tanto aliados quanto inimigos, e gerenciará o cenário como um todo. Deve ficar claro que a palavra do Griô é sempre a palavra final, estando acima, inclusive, do livro de regras. E isso é, ao mesmo tempo, um imenso poder e uma imensa responsabilidade. O Griô deve, portanto, agir com justiça e sensatez, priorizando a diversão coletiva. Deve ser alguém altruísta, prudente, incentivador e que goste de contar histórias.

O Griô também não deve propor aventuras com temáticas que ofendam os demais Jogadores, e precisa se dedicar para garantir a boa comunicação e o respeito entre os integrantes da mesa. Mesmo que tenha um grau mais elevado de autoridade durante o jogo (se é que podemos chamar assim), o Griô não deve agir como um ser superior, iluminado. Ele é, antes de tudo, um Jogador, e está ali para entreter e ser entretido. A responsabilidade do Griô é, no final das contas, formular enredos instigantes, fazer cumprir as regras e criar exceções para elas quando necessário – tudo para garantir a diversão do grupo e a sua própria. Lá pro final do livro (pág. 218) você poderá encontrar um capítulo inteirinho dedicado a dar suporte ao Griô. Não é nenhum bicho de sete cabeças, não se preocupe.