Botão voltar para a tela anterior

COMO JOGAR KALYMBA

Aprenda a jogar Kalymba RPG.

O QUE DIABOS É RPG?

RPG é a sigla para Role-playing Game – o que, traduzindo do gringuês, seria “Jogo de Interpretação de Papéis”. Mas não se engane: apesar de ser um jogo, não existem vencedores ou perdedores aqui. É como ler um livro ou assistir a um filme – os mocinhos e vilões podem se estapear à vontade, mas você, o(a) espectador(a), não está em uma disputa. Para você, é tudo puro entretenimento, não uma competição. A única forma de perder ao realizar essa atividade é não se divertir. Da mesma forma funciona o RPG. Aqui você e seus amigos entrarão na pele de personagens que farão parte de um universo fictício, um cenário – neste caso, Kalymba – e juntos criarão grandes histórias. Seus personagens podem triunfar, fracassar e até morrer, mas o que conta mesmo é a medida de satisfação que a narrativa tecida proporciona ao grupo.

Tá certo, mas como funciona isso, afinal? Bem, o RPG é semelhante a um teatrinho improvisado, uma brincadeira de faz de conta. A diferença está na existência de regras que determinam o funcionamento da brincadeira – quais são as capacidades e incapacidades dos personagens, o que pode ou não ser feito no jogo, a dificuldade para transpor cada desafio, etc. Por exemplo, ao dizer “meu personagem dá um salto mortal e cai nas costas do monstro, cravando-lhe a espada”, você deverá realizar um teste para executar esse feito. Se tiver sucesso, conseguirá o que queria; mas, se falhar, as consequências podem ser catastróficas.

JOGANDO KALYMBA

Há uma enorme variedade de estilos de RPG, com muitas e muitas temáticas diferentes. Este aqui é um jogo inspirado nas culturas e mitologias africanas. Ele propõe histórias sobre deuses e ancestrais, aldeias e impérios, guerra e paz, choro e canção. Aqui seres humanos convivem ao mesmo tempo com animais selvagens e aberrações de origem sobrenatural. Eles têm o conhecimento para controlar forças mágicas e realizar feitos incríveis, mas ainda precisam lidar com a natureza hostil enquanto buscam suprir sua própria demanda por recursos básicos. A partir de agora, você será introduzido em um mundo de opostos – um mundo que se fragmenta a cada dia mais, mesmo quando persegue a união. Seja bem-vindo a Aiyê.